A nossa Festa no nosso Jornal



No último domingo de Fevereiro saiu mais um número de "Terra Viva", que deu destaque às Festas de Aguçadoura de 2011. Para quem está longe da terra ou não teve oportunidade de ler o artigo, ei-lo aqui:


O “Terra Viva” é o meio de informação por excelência de Aguçadoura e a Comissão de Festas não poderia deixar de divulgar o programa das festas de 2011 no nosso jornal.
No 50.º aniversário do recomeço das festividades em honra de N.ª S.ª da Boa Viagem, a Comissão de Festas preparou um programa capaz de celebrar convenientemente esse acontecimento.
A razão de ser das festas é a nossa padroeira. A comissão de Festas, por isso, debruçou-se sobre o programa religioso e considerou a majestosa procissão de domingo, a missa solene e a procissão de velas os pontos altos das festividades. Na reunião de Abril de 2010, um elemento da comissão questionou a possibilidade da transmissão da eucaristia em directo pela televisão. Como houve unanimidade na Comissão de Festas, tendo mesmo sido aplaudida a ideia, começaram de imediato os vários contactos com a TVI. Depois de muitos contactos com o Director de Programas Religiosos da TVI, foi possível agendar para 12 de Dezembro de 2010 uma reunião com o Sr. Cónego António Rego, responsável pelas transmissões religiosas. Nessa reunião foi confirmada a presença da TVI na nossa Paróquia e agendada a transmissão da missa solene de Domingo, 31 de Julho. O esforço dispendido foi recompensado pela alegria de todos os elementos da Comissão de Festas quando receberam esta boa notícia. A presença da TVI na nossa terra será uma mais valia na divulgação das nossas tradições e costumes.
O pároco, Pe. João Eiró, e o Presidente da Junta, Dr. Sérgio Cardoso, receberam a notícia com alegria e disponibilizaram-se para colaborar, como tem acontecido até agora, em tudo o que deles depender.
Para melhor assinalar os 50 anos do recomeço das Festas de Aguçadoura, procurámos informação sobre as festas de 1961 junto de Inácio Figueiredo, um elemento da comissão dessa altura. O sr. Inácio referiu que em 1961, pela primeira vez, o trajecto da procissão foi alterado. Nas festas anteriores os trajectos eram alternados: um ano percorria da igreja até à Senhora da Conceição e regressava pelo mesmo caminho; no outro ano percorria da igreja até à escola D. Albertina e regressava pelo caminho inverso. Em 1961, pela primeira vez como já foi referido, a procissão percorreu o trajecto actual, que nunca mais seria alterado.
Nesse mesmo ano foram convidadas a Banda de Música da Póvoa de Varzim e a Banda Marcial de Gueifães da Maia.
Ao termos esta informação, procurámos inteirarmo-nos da situação daquelas bandas. Foi com alegria que soubemos que a Banda Marcial de Gueifães da Maia continua no activo e que tinha a data das nossas festas livre. Para nossa surpresa, o actual contacto da banda é neto do mestre da banda de 1961. O pai dele contava-lhe que tinha boas recordações da Aguçadoura, pois quando cá vinham actuar, regressavam com as malas cheias das famosas cebolas e batatas que tanto nos caracteriza.
As bandas musicais, portanto, serão as mesmas de há 50 anos.
A fanfarra dos escuteiros de Aguçadoura, como já é tradição, continuará a abrilhantar as festividades com a sua participação.
Quando elaborámos o programa dos festejos populares, pensámos em todas as faixas etárias. Para os jovens, depois de avaliarmos o ano transacto, continuamos a apostar no surf, uma actividade que foi muito apreciada. Para os nostálgicos, e depois do enorme êxito e participação no ano passado, lançamos a 2.ª concentração de bicicletas antigas. Desafiamos todos a tirar as suas velhas bicicletas e trajes antigos e a abrilhantar este passeio.
Na tarde de Domingo, dia 24, e na noite de sexta-feira, dia 29 de Julho, preparamos um programa para todos os gostos. Primeiro temos ranchos folclóricos e a participação especial da Academia de dança Moderna. Depois teremos a noite de baile popular. No sábado, a presença de Mickael Carreira estará em destaque, mas a abrir o espectáculo contamos com a cantora Carla Maria. O espectáculo de Domingo fechará com Zé Amaro.
As noites da festa terão a cor e a arte das grandes sessões de fogo de artifício.
Como já é tradição, o “feriado” de segunda-feira será preenchido com a corrida de cavalos e com o famoso sorteio.
O programa, no mesmo dia em que foi colocado em diversos locais da freguesia, também foi notícia nos nossos sítios na internet: site – com novo endereço; blogue; facebook e youtube.
Tendo em consideração o bairrismo existente em Aguçadoura, mesmo sabendo os tempos difíceis que atravessamos, contamos com o apoio e a colaboração todos. Uma das formas de ajudar é adquirir, junto dos elementos da comissão, o DVD das Festas de 2010: uma excelente recordação!
A todos o nosso muito obrigado.

A Comissão de Festas

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola a todos sou uma aguçadourense que se encontra no estrangeiro estou muito triste com aquilo que leio no nosso jornal. Acho muito feio escreverem sobre etica e sobre a cultura dos jovens,ninguem tem que ver coma vida privada dos outros e esta «aguçadourense atenta e preocupada» devia estar mais «atenta»a sua propria vida,e deixar a dos outros em paz,e pena nao poder dar a minha opiniao no proprio jornal . OBRIGADO «aguçadourense tambem atenta»

lina disse...

concerteza este anonino nao vai frequentemente a agucadoura senao veria que e uma pena (lastima) o que fazem com a nossa aldeia(vila) no meu tempo de infancia nao era nada disto tb sou imigrnate adoro a minha terra mas por favor cuidem dela ......aos nossos jovem nao estraguem o que tento custa a construir................ Lina

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.